Estou grávida! Quer saber o que acontece com o seu corpo?

O corpo da mulher sofre inúmeras alterações que irão ter implicações na prática de atividade física e as atividades do dia-a-dia. Essas alterações são naturais e resultam de um desenvolvimento do feto e alterações necessários para o parto.

Durante a gravidez, as alterações metabólicas e fisiológicas irão permitir uma maior adaptação para o desenvolvimento do feto: Alterações do Sistema Músculo esquelética; Sistema Cardiovascular, Sistema Endócrino, Sistema Respiratório, Sistema Psicológico.

– Alterações do sistema Músculo-Esquelético – Reconhecer as alterações nesta campo, são essencial para um correto planeamento do treino.

– O ganho de peso natural durante este período exerce uma grande pressão sobre as articulações da anca e tornozelos;

– O centro de gravidade é alterado devido ao aumento do útero e dos seios. Para compensar o equilíbrio a grávida adota uma postura de pés afastados, ombros projetados para a frente (cifose) e uma lordose lombar.

– Produção da hormona relaxina (hormona que provoca o relaxamento nos ligamentos e maior mobilidade articular, essenciais para facilitar o parto).

Observações: Essas alterações podem provocar muitas vezes dores intensas e fadiga muscular, sendo o reforço muscular e relaxamento, algo essencial para ter uma gravidez saudável e confortável.

publicado originalmente em – blog.welldomus.pt

Escrito por: Rafaela Gouveia

Deixe um comentário:

(optional field)

Nenhum comentário.