Banda elástica

Banda elástica

22 Junho, 2016 0 Por Rafaela Gouveia

Olá queridos leitores! A pensar em vocês, e especialmente nas futuras mamãs, venho hoje falar-vos de um instrumento super útil: a banda elástica.

A banda elástica diferencia níveis de resistência, e é um material super útil, barato e de fácil manuseamento!

Existem 7 cores diferentes relativas à banda elástica, para que haja diferenciação de resistência (amarela, vermelha, verde, azul, preta). A cor da banda não é a única característica da resistência do exercício, lembro que a questão da distância do ponto de aplicação de força é igualmente importante!

A escolha da resistência deve ser feita de acordo com a condição física do atleta e da mamã.
Existem 7 cores de bandas elásticas(amarela, vermelha, verde, azul, preta, prata e ouro), onde cada cor representa um nível diferente de resistência.

Banda_El__stica__4ac52eb0aaae6

 

É importante referir que a resistência do exercício não se caracteriza apenas pela cor da banda, mas também dela distância do ponto de aplicação da força.

Quais os aspetos a considerar para a sua segurança e durabilidade da banda elástica?

– Evite manusear a banda elástica com objectos afiados como anéis, unhas compridas, etc
– Guardar a banda em ambientes fechadas e livre de incidência directa de luz;
– Aplicar regularmente talco.
– É possível utilizar as bandas na piscina, mas no final deverão seca-la correctamente.
Na gravidez, a sua utilização é super interessante pela variedade de exercícios que podem ser feitos e por ser um material leve não constituí nenhum perigo a nível de carga.
Nas minhas aulas, costumo utilizar a banda elástica verde , mas por vezes utilizo o elástico . É Material diferente mas semelhante.

Podem comprar a banda elástica em vários pontos, mas aconselho a Gimnica e a Sportzone, tenho recebido um bom feedback por parte dos meus atletas que compraram e eu particularmente utilizo as da Gimnica.

Para as futuras mamãs, deixo aqui um conjunto de exercícios para cada uma de vocês.
Não se esqueçam de seguir os novos exercícios que vos proponho segunda-feira às 10h no Programa Grandes Manhãs do Porto Canal.